Uma homenagem para Juma...


Trechos de produções textuais do 4º ano B:

"A onça-pintada Juma foi abatida no dia vinte de junho no Amazonas, só por que queria fugir, estava com medo de toda aquela gente diferente em volta dela tirando foto. Mas será que ela não queria só fugir do santuário e voltar para a floresta onde é o seu lugar, sua verdadeira casa? Talvez agora ela esteja feliz e livre" . ( Aluno: Nícolas Konrad)

..."Os animais devem viver na natureza, por que lá é a casa deles , na floresta cuidando de sua família. Nessa semana mais um animal silvestre foi abatido era a onça-pintada chamada Juma.
Ela morreu com bala de arma, exatamente como sua mãe . Simplesmente por que sentiu medo . Os homens achavam que deixar o animal preso por duas correntes seria uma coisa bonita de ser vista...Quem ama e acha lindo de verdade os animais , deve deixá-los na natureza!" (Aluna: Mariane)

"A onça-pintada é bonita e por isso sua espécime sofreu com a caça, por causa de sua pele. Juma
era de responsabilidade do exército brasileiro e vivia em cativeiro, não deveria continuar sofrendo por causa de sua pele, deveria ser preservada e cuidada" . ( Aluna: Shaiane)

"Juma não era má estava só se defendendo ...Precisamos respeitar esses animais que não são domésticos, eles são selvagens e devem viver na floresta , livres." (Aluna: Luisa da Silva Callegaro)

"Todos ficaram tristes com a morte de Juma que estava no lugar errado na hora errada" ( Aluna:Paola Aparecida Rodrigues Marques)

"Juma devia ficar triste em cativeiro, sem amigos para brincar" ( Aluna: Maria Eduarda Ferraz Brito)

"Os animais ficam com medo das pessoas e as pessoas dos animais e como aconteceu com Juma acabam mortos... se continuarmos assim  acabaremos destruindo todas as onças."( Aluna: Filipe Luiz)

... "Não achei certo matarem a onça-pintada, assim elas deixarão de existir.
O Brasil é o país que mais mata animais silvestres no mundo.
As pessoas precisam cuidar dos animais". ( Aluno: Mauricio da Silva Santos)