Projeto GPARJ


 I- Justificativa:
                                                                                                                    Profª Tânia Traub Fries
Tendo em vista que os educandos são bastante curiosos e abertos ao conhecimento e a intensidade com o qual fazem uso de recursos tecnológicos digitais. Achamos importante usar estas  habilidades para trabalhar conteúdos curriculares referentes às questões ambientais.
Despertar no aluno a importância de agir de forma sustentável, visando a preservação e a conservação do meio ambiente e de como fazer o uso das tecnologias não só para conectarem-se as redes sociais, mas que esses espaços digitais possam ser utilizados como uma  forma de aprender, ensinar, informar, conhecer, compartilhar, publicar e de se comunicar.
Logo marca do projeto
Em virtude de como ainda estamos utilizando os recursos naturais, explorando de forma inadequada, é preciso mudança de atitudes e se faz necessário uma conscientização ambiental, instigar nossos alunos a esta reflexão, com o uso das tecnologias de informação e comunicação, acreditamos que podemos despertar a interação com outras realidades, sensibilizando sobre os problemas relacionados ao meio ambiente no qual estamos inseridos.
Nós educadores, temos a responsabilidade na formação cidadã de nossos alunos, sendo importante que estes possam tomar entendimento acerca do que acontece e o que podem fazer para preservar o meio ambiente.Fazer uso do suporte digital por meio da web e suas potencialidades, permite fazer com que o aluno trabalhe com a hipermídia, interagindo com conteúdos curriculares pertinentes e multiplicando, compartilhando tal conhecimento para sociedade.


II- Objetivos:
Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades nos educandos que contribuam para o uso da tecnologia na construção do conhecimento sobre o meio ambiente;
Despertar o interesse em agir como multiplicador de ideias e ações ambientais criativas e positivas.
Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas para pesquisar, escolher, selecionar informações, criar e desenvolver ideias próprias e particulares utilizando-se de diferentes fontes.
Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos (Parâmetros Curriculares Nacionais).


III- Conteúdos Curriculares:
Tema: Meio Ambiente.
Disciplina: Ciências
Conteúdos Curriculares:
Meio ambiente preservação e conscientização;
Diferença entre ambientes preservados e degradados, causas e consequências para a qualidade de vida;
Hábitos de utilização da água em casa e na escola;
Reciclagem;
Noções sobre procedimentos adequados com plantas e animais;
Animais em vias de extinção, na região metropolitana de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul.


IV- Metodologia:
Recursos:
Sala de informática com dezenove computadores; Internet; Lousa Digital; Material de sucata;Câmera digital; Celulares, Smartphones, tablet e notebook.


1ª Etapa: Seminário para apresentação do projeto
Sessão de vídeo ilustrativo para reflexão (curta duração): “Planeta Terra - Nosso incrível terrário em equilíbrio”. Earth é uma sequência de fotografias tiradas pela tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional - EEI da NASA - ISS, entre Agosto e Outubro de 2011.
Aulas expositivas em forma de assembleia para a apresentação da proposta do Grupo de pesquisa Ambiental da RJ- (GPARJ), suas etapas e cronograma.
Durante os debates os mediadores, professoras Tânia Traub Fries e Cláudia Knewitz, tiveram a oportunidade de observar os conhecimentos prévios dos alunos e suas opiniões em relação ao tema, fazendo intervenções, buscando enfatizar os conceitos de meio ambiente, preservação e a importância em multiplicar atitudes positivas.
Utilizamos web quests, durante o projeto e em sua fase inicial onde o aluno foi convidado a ser um agente pesquisador, com o uso das tecnologias de comunicação e informação, incentivado a construir um material que possa ser divulgado também pela Web; respeitando as regras de pesquisa.
A meta é que o trabalho em grupo seja divulgado e que se transforme em um gesto transformador.


2ª etapa: Grupos de trabalho e pesquisa
Formação dos grupos de trabalho e pesquisa na web e determinação dos temas: Meio ambiente preservação e conscientização; ambientes degradados, causas e consequências para a qualidade de vida; hábitos de utilização da água em casa e na escola, reciclagem e espécies de animais ameaçados de extinção da região metropolitana de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul.
Cada grupo de alunos recebeu um login para trabalhar no blog ambiental GPARJ, como colaborador, ou no canal do You Tube da escola, na criação de posts, memes, vídeos sobre o tema em estudo.
Esta possibilidade explorada pelo projeto, de alunos colaboradores e pesquisadores envolveu um grupo de 30 alunos representantes dos quintos anos, que trabalharam de forma interativa sobre o tema meio ambiente.


3ª etapa: Assembleias
No decorrer do projeto foram realizadas assembleias, buscando assimilar os conceitos necessários para o desenvolvimento das pesquisas. Internalizando regras de como evitar copiar e colar trechos de textos, buscando a originalidade, a criatividade na escrita, bem como a indicação das fontes e levantamento das capacidades de percepção ambiental, conhecimentos com relação a noção de meio ambiente, geração de impactos ambientais e a responsabilidade ambiental dos alunos, foco dos agentes exploradores  do projeto Grupo de Pesquisa Ambiental da RJ - GPARJ .


4ª etapa: Oficinas
Aulas expositivas com o uso da lousa digital para apresentação de ferramentas digitais e orientações.
Oficina I: Os alunos trabalharam em seus grupos, cada equipe ficou responsável por escolher uma forma de diagnosticar um problema ambiental local ou não e encontrar possibilidades de amenizar os danos que o mesmo exerce sobre o equilíbrio do planeta. Todos os grupos de pesquisa tiveram de organizar formas de divulgação na web.  
Oficina II: Regras para a seleção e uso correto das informações na Web; Trabalhando com ferramentas digitais disponíveis tais como: a WebQuest , Google Maps na função street view para possibilitar imagens  das localidades de interesse do ponto de vista de um pedestre sem a necessidade de deslocar-se, além de recursos como a adição de imagens fazendo upload de arquivos ou de um URL entre outros.
Tais oficinas exploraram o Google Maps e imagens capturadas por câmeras digitais para diagnósticos sobre a realidade em nossa comunidade, produção e edição de filmes informativos incentivando a interação dos conhecimentos.
Cada grupo de pesquisa enriqueceu a página com links, imagens, e trabalharam com as multimídias. Todas estas possibilidades foram facilitadoras do aprofundamento do tema em estudo. O compromisso por querer aprender favoreceu aprendizagens ativas e construtivas, proporcionando o estabelecimento de elos entre informações e conhecimento.


5ª etapa: Divulgação e Ações.
Blog Ambiental
Além de administrarem o blog ambiental- GPARJ (http://educacaoambientalrj.blogspot.com.br/), os alunos interagiram no trabalho de outras equipes consultando, dando sugestões e participando das atividades apresentadas. Na sala de aula a professora de acordo com o conteúdo explorado pela equipe desenvolveu atividades práticas complementares. Notou-se também que a interação e a cooperação aconteceram tanto com os alunos da mesma turma como com outros.
Os alunos foram além das edições de imagens e artigos. No entanto, mantiveram a responsabilidade do uso da internet, respeitando as regras da etiqueta, bem como citando fontes, fazendo releituras e pesquisando material para manter a página na web atualizada.


Canal Educacional - RJ, no You Tube
Vídeos editados pelos alunos para sensibilizar as pessoas sobre a importância de agir de forma sustentável no uso da água e com os cuidados com os animais.


Confecção de panfletos e memes
Criação de panfletos e memes educativos de conscientização para a comunicação de ações ecologicamente sustentáveis, a distribuição foi feita através das redes sociais e diretamente para a comunidade escolar.


Videoconferência, com o uso do Skype
Divulgação das pesquisas realizadas sobre espécimes em  vias de extinção na região metropolitana de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul, durante a atividade os alunos assistiram os resultados de outras escolas e compartilharam seus conhecimentos.


Plataforma Camaléo
Publicação de uma revista digital para a divulgação sobre a importância de cuidarmos dos animais e do meio ambiente.


Palestra
O grupo de pesquisa com o tema Água organizou uma palestra para os alunos do 4º ano das séries iniciais do ensino fundamental sobre como e porque economizar água.

V - Desenvolvimento:
O projeto Grupo de Pesquisa Ambiental da RJ - GPARJ trabalhou conteúdos curriculares referentes ao meio ambiente com o uso das TICs (tecnologias de informação e comunicação) proporcionando uma visão de amplitude para que o aluno possa desenvolver uma percepção de que tudo na natureza esta interligado, inclusive o ser humano e que as tecnologias podem ser usadas para auxiliar nesta harmonia, neste equilíbrio.
Os alunos que possuíam certa familiaridade com as ferramentas, de imediato, começaram com as atividades, criando artigos acompanhados por imagens e apresentando problemas ambientais existentes na área do entorno da escola e no trajeto entre a instituição e as residências dos alunos.
No segundo encontro, notificada a dificuldade de algumas equipes em realizar um levantamento fotográfico, foi desenvolvida uma oficina onde foram sanadas dúvidas com relação às dificuldades, que alguns alunos ainda apresentavam.
Durante os encontros, os pesquisadores passaram por três etapas ligadas à educação ambiental: conhecimento didático, sendo apresentados diversos conceitos de grande relevância; a percepção ambiental, o que possibilitou a eles analisarem o ambiente escolar e familiar por outro prisma; e, por fim, a capacidade pessoal de cada aluno em utilizar o conhecimento para discutir e criar novos conteúdos para que, assim, pudessem apropriar-se desse conhecimento.  
Os alunos demonstraram uma imersão nas atividades propostas, a ponto de que começarem, por iniciativa própria, a buscar e a discutir diversos conceitos pertencentes à temática ambiental.
A percepção ambiental foi um dos fatores abordados durante os trabalhos, na composição e análise de imagens.
Após as oficinas, os alunos não demonstraram dificuldades na utilização das ferramentas do Google Earth, foi então realizado um levantamento de imagens dos principais impactos ao meio ambiente perceptíveis durante o trajeto das casas de cada aluno até a instituição de ensino.
Ainda analisando o desenvolvimento da percepção ambiental, os alunos mobilizaram-se para verificar os equipamentos utilizados pela instituição para reduzir os impactos ambientais e o consumo de recursos naturais como a água e não apenas realizaram um levantamento fotográfico como desenvolveram artigos sobre os mesmos. A aquisição destes equipamentos por parte da escola era antes ignorada pelos alunos, agora se tornou objeto de estudo.  
Esse interesse demonstra que os alunos começaram a ampliar sua percepção do ambiente escolar, não limitando seus interesses apenas na sala de aula, mas também se importando com todos os processos que envolvem a execução das atividades na escola.
Durante as etapas do projeto Grupo de Pesquisa Ambiental da RJ- GPARJ, os alunos desenvolveram ações para multiplicar ideias de sustentabilidade com o uso de materiais reciclados para  a confecção de brinquedos, composição de panfletos, participação em videoconferências para divulgação das pesquisas sobre animais em vias de extinção na região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul,  exposição de trabalhos, palestra sobre como economizar água e divulgação na web através do blog do  projeto, no Canal no You Tube da escola, no Camaléo ( revista virtual) e nas redes sociais.
Nesse sentido, o projeto Grupo de Pesquisa Ambiental da RJ-GPARJ como recurso e estratégia pedagógica permitiu conexões no contexto local e na rede virtual, através de diversas ações.
Com o apoio das ferramentas digitais o aluno pode refletir sobre o seu aprendizado e contribuir, na construção do conhecimento, através da interação e da colaboração, todos interligados com as questões ambientais.
O Blogspot foi escolhido por sua facilidade de uso. O ponto de partida do projeto foi a criação do blog central em nome da instituição de ensino, o mesmo é de responsabilidade administrativa dos professores do projeto de Múltiplas Tecnologias e das equipes de alunos blogueiros das oitavas séries do ensino fundamental.Mas foi quando os alunos participaram do grupo de pesquisa que constatamos um aprendizado rico de possibilidades. desenvolveram-se habilidades e competências de observação, registro, de estabelecer relações , de contribuir ativamente para a defesa, a conservação e melhoria do meio ambiente.